O Brasil de olho na África – Texto extraído do livro ATUALIDADES DO VESTIBULAR 2010.

Desde o início do mandato, em 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou seis viagens à África, visitando 16 países. Essa ação diplomática reflete o crescente interesse brasileiro no continente. Se em 2000 o comércio Brasil e África movimentava 3,1 bilhões de dólares, em 2008 saltou para 26,3 bilhões.

O Brasil importa de lá principalmente petróleo e minérios e exporta açúcar e veículos. Em 2008, três países concentravam 51,8% das exportações brasileiras ao continente: Nigéria, África do Sul e Angola. É com os angolanos, por sinal, que o Brasil tem maior afinidade comercial. Empresas brasileiras, como a Odebrechet e a Petrobras, movimentam mais de 10% do PIB de Angola.

O Brasil também mantém parcerias comerciais com Moçambique, São Tomé e Princípe, Guiné Bissau e Cabo Verde, as outras nações africanas que, assim como angola, pertencem à Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP) – organização criada para promover as relações entre as nações que falam português.

 

Por Lucielena Batistone Vieira.

 

Anúncios

2 comentários em “O Brasil de olho na África – Texto extraído do livro ATUALIDADES DO VESTIBULAR 2010.

  1. O Brasil quer ampliar os seus negócios na Africa , não só como importar petróleo , e sim oferecer ajuda empréstimos para os países africanos. O Brasil não precisa importar grandes quantidades como está fazendo, ele procura ter influencias por lá .

    • É muito importante para o nosso país diversificar suas relações internacionais, isto é, não depender só de um país, como acontecia no passado, dos EUA. Em uma crise econômica não nos atingiria tão fortemente.
      E para os países africanos essa atitude brasileira é muito positiva.
      Parabéns.
      Professora
      Bete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s