África – Resumo – Extraída do livro Atualidades do Vestibular 2010.

Divisão Geográfica:

O continente pode ser dividido em duas grandes regiões. A África Setentrional reúne seis países, cinco ao norte do deserto do Saara, e sua população é predominantemente árabe. Ao sul do Saara estão 47 países da África Subsaariana, que conta com habitantes majoritariamente negros.

Miséria:

Das 24 nações com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 22 estão na África Subsaariana. Mais da metade dos 1 milhão de subsaarianos possui renda inferior a 1,25 dólares por dia.

AIDS:

A doença é a principal causa de morte prematura na África Subsaariana. Três quartos das mortes por AIDS em todo o mundo ocorrem na região, que ainda abriga dois terços da população soro positivo do planeta.

Herança Colonial:

O continente sofre com os efeitos das políticas impostas durante a colonização, como a pilhagem dos recursos naturais e a imposição de fronteiras artificiais. Mesmo com a soberania alcançada na segunda metade do século XX, a maioria dos países africanos não conseguiu desenvolver-se e continuou dependente do exterior.

Novo Colonialismo:

Atraída pelo petróleo africano, a China vem investindo pesadamente no continente desde 2000, o comercio bilateral aumentou dez vezes. EUA, Reino Unido e França são outros países com forte presença comercial na África. As exportações de petróleo ajudam a impulsionar a economia africana, que vem crescendo 5% em média ao ano. Contudo, esse progresso não é traduzido em bem-estar para a população.

Conflitos:

Disputas por terras e recursos naturais, somadas às condições de miséria da população, estão entre as principais causas dos conflitos no continente. A crise humanitária em Dartur, no Sudão, e a guerra na Republica Democrática do Congo (RDC) são os principais focos de tensão.

Anúncios

Um comentário em “África – Resumo – Extraída do livro Atualidades do Vestibular 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s