As duas Áfricas – Texto extraído do livro ATUALIDADES DO VESTIBULAR 2010.

Em termos geográficos e humanos, o continente apresenta duas grandes sub-regiões: a África Setentrional (ou África do Norte) e a África Subsaariana. O limite natural entre ambas é o deserto do Saara. Imediatamente ao sul do deserto há uma faixa semiárida conhecida como Sahel (parte da África Subsaariana).

Os seis países da África Setentrional têm características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. Com clima desértico, a região é majoritariamente ocupada por povos árabes, que desde o século VII, difundiram sua língua, sua cultura e o islamismo. A porção mais ocidental dessa região, conhecida pelo nome de Magreb (que significa poente, em árabe), compreende o Marrocos, a Argélia e a Tunísia. Os outros três países da África Setentrional são Líbia, Egito e Djibuti, Já a África Subsaariana reúne os 47 países ao sul do deserto do Saara e possui população predominantemente negra, com hábitos, idiomas e religiões distintos dos encontrados no norte da África.

O Sahel é a área de transição entre a África Setentrional e a Subsaariana. Abrange 12 países africanos num corredor que corta o continente de oeste a leste: Mauritânia, Senegal, Mali, Burkina Fasso, Níger, Nigéria, Chade, Sudão, Eritréia, Etiópia, Djibuti e Somália. No decorrer dos séculos a população nativa foi influenciada pelos árabes ao norte e pelos europeus que chegaram ao continente pela costa. Essa diversidade cultural está na origem das rivalidades étnicas e religiosas no Sahel.

3 comentários em “As duas Áfricas – Texto extraído do livro ATUALIDADES DO VESTIBULAR 2010.

  1. O objetivo da obra Atualidades do Vestibular é o auxilio dos estudantes para a fase de vestibulares de modo a compactar os conteúdos, atualizá-los e facilitar seus estudos para essa etapa tão difícil de suas vidas.
    É uma obra de fácil entendimento e que mostra as infromações de fácil modo de entendimento. Vale a pena ler os diversos temas apresentados nesta obra. O texto aqui exposto é uma pequena parte dos 74 temas da obra.

    • Realmente a “Revista Atualidade”, apresenta uma boa oportunidade para que o professor aprofunde os conteúdos da Proposta Curricular de Geografia, relativos ao 3º bimestre da 3ª série do Ensino Médio. Ampliando o repertório dos alunos. Pode-se também trabalhar a interdisciplinaridade com o professor de Português apresentado na “Revista Atualidade do Professor”, com o projeto “Dossiê: África”.

      • A África Subsaariana,bem mais extensa, reúne a maioria da população, e esta é predominantemente negra. Apesar do desenvolvimento econômico obtido na última década, essa região aindaconcentra alguns dos principais problemas econômicos e sociais mundiais. Dos 33,3 milhões de portadores do vírus HIV no mundo em 2009, 22,5 milhões são da África Subsaariana. E no ranking do IDH, possui osmais baixos índices do planeta.

        O Sahel, é uma das áreas mais pobres do planeta.

Deixe um comentário